A Transformação Digital da sua Empresa

PorJoão Carlos Pinto Correia

A Transformação Digital da sua Empresa

A Transformação Digital movimenta vários aspetos de uma organização. Saiba quais e como empreender essas mudanças.

A Transformação Digital é normalmente descrita como o conjunto de processos através do qual uma entidade faz uso da tecnologia para melhorar. Estamos a falar de melhorias ao nível do desempenho, aumento de alcance e garantia de melhores resultados com menos trabalho.

No fundo, aquilo que a Transformação Digital de uma entidade representa é uma mudança estrutural dando-se maior papel às tecnologias.

A DropsQuestion nasceu focada com o objetivo de permitir que as PME’s tenham acesso e implementem mudanças conducentes à Transformação Digital. Para isso, o sistema da DropsQuestion assenta em cinco áreas de intervenção:

Local de Trabalho Digital

O local de trabalho é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade. Para isso, é necessário implementar mudanças em termos e modernização de sistemas e operações e possibilitarão melhorar a produtividade.

Em consequência, obter-se-á uma estrutura que possibilita a flexibilização do trabalho; trata-se de um fator que é especialmente relevante pois permitirá que se obtenham reduções em termos de custos de estrutura. Como consequência, irá permitir que os trabalhadores possam conciliar melhor a sua vida pessoal com o trabalho.

Igualmente, isso possibilitará melhorar os níveis de acesso à informação e desenvolvimento das atividades, libertando a força laboral para se focar em áreas essenciais do negócio.

Processos Digitais

É fundamental para qualquer estrutura transformar os seus processos digitais. Para isso, é necessário que os dados estejam otimizados e todo o processo seja, ao máximo, automatizado.

Esta automatização de processos permitirá eliminar todos os factos que retiram valor ou não acrescentam qualquer valor. Em bom rigor, aquilo de que estamos a falar é de otimização.

Neste capítulo, devem ser introduzidas regras claras e simples relacionadas com o risco do negócio e o seu desenvolvimento. Isto, claro, sem descurar a matéria da segurança da informação e o cumprimento de obrigações legais.

Produtos e Serviços Digitais

Embora muitas organizações ainda não se tenham adaptado, pretende-se quebrar barreiras e perceber, pelo menos, até que ponto os dados existentes permitem projetar melhores produtos e serviços, não apenas em termos de design mas, igualmente, em matéria de direcionamento e relevância.

Portanto, a aposta na Transformação Digital permitirá à organização usar a informação e a tecnologia no sentido de melhorar as conexões com os clientes, com os serviços e com as comunidades existentes em torno dos mesmos.

Por analogia, isso permitirá melhorar as áreas de comunicação, o apoio ao cliente e o acompanhamento no pós-venda.

Inteligência Empresarial Digital

Tornar a informação transparente no seio das empresas conduz a melhorias significativas em matéria de tomada de decisões.

Ora, esta transparência deve ser intercalada e acompanhar todos os níveis das diferentes organizações, permitindo e potenciando novas ideias no seio da organização e permitindo a existência de críticas construtivas e inovações constantes.

Criação de Relações Digitais com os Clientes

A sua organização quer, obrigatoriamente, construir confiança junto dos clientes. Este ponto é chave na sociedade atual; ou ainda é daqueles que acreditam que o seu produto/serviço será comprado se o cliente não confiar nele?

Necessariamente, o objetivo passará por utilizar toda a informação recolhida e depois a tecnologia implementada, no sentido de reduzir a frustração dos clientes e maximizar a satisfação dos mesmos com o produto/serviço que adquiriram.

Igualmente, tal permitirá redefinir aquilo que os seus clientes apreciam e, assim, obter feedbacks positivos que ajudarão na promoção da sua organização para além dos próprios clientes.

Se tem ou trabalha numa PME e isto lhe faz sentido, está na hora de reunirmos. É certo que o investimento que realizará terá um enorme retorno no futuro e fará com que a sua organização possa sonhar com outros desafios.

Imagem: rawpixel

Sobre o autor

João Carlos Pinto Correia administrator

João Carlos Pinto Correia. Formador (CCP n.º F608236/2013), Advogado e Consultor de Empresas. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-Graduado em Gestão Fiscal pelo Instituto Superior de Gestão e em Cibercriminalidade pelo Instituto CRIAP.

10 benefícios das Redes Sociais para Startups – DropsQuestionPublicado em7:36 pm - Jun 28, 2018

[…] porque é essencial que tudo seja integrado e faça sentido. Já aqui falamos da importância da transformação digital e o mesmo se aplica à utilização das redes sociais. Aliás, como referimos nesse artigo, as […]

Deixar uma resposta

Gostou do Site? Por favor Partilhe!

Facebook
Google+
Twitter
SHARE
LinkedIn